terça-feira, 23 de abril de 2013

Anjos & Demônios

Suspenses tendem a cair no esquecimento, e no presente momento, poucos lembram de Dan Brown como um escritor promissor. Quando saiu Anjos & Demônios no Brasil, acabou sendo um livro que foi de carona no colapso meteórico de O Código Da Vinci. O forte do Brown nem sempre foi o suspense, mas dessa vez ele conseguiu. Todos falam do Da Vinci como sua obra prima, mas em Anjos & Demônios o autor atingiu sua melhor forma em descrever tramas e mistérios.

Na trama, Robert Langdon, pacato professor de de simbologia em Havard, é chamado às pressas para desvendar um crime cometido contra um físico em um grande centro de pesquisa na Suíça. Poderia ser um crime de assassinato comum, se além de físico, a vítima não fosse um padre, e se o crime não fosse tão próximo do Conclave. Brown brinca com o fato de ter relações direta entre as religiões e ciências, e claro, a maldade. Maldade que algumas pessoas podem pensar em como alguém poderia tirar a vida de um servo de Deus, ou como poderiam tirar a vida de um gênio da ciência. O pior é como o Langdon é envolvido por ser um gênio dos símbolos. Brown mostra em pequenos indícios do personagem ser um auto-retrato, além de ser um ótimo momento de mostrar-se capaz de prender qualquer pessoa com seus suspenses "baratos" que todos já imaginam o final antes mesmo da metade do livro.

Se seus momentos de ação fossem contagiantes, talvez o livro fosse mais proveitoso. Não é, de forma alguma, um livro ruim, mas é um livro fácil de entender. O forte e vasto conteúdo histórico que o autor conseguiu conciliar em seu livro deixa as frases, mesmo que sem efeito algum, fiquem mais agradáveis em serem lidas. O que para muitos, esse é o maior acerto do autor, mesmo com a pena do mesmo não escapar nunca dos clichês proposto pelas tramas.

Autor Dan Brown
Tradução: Maria Luíza Newlands
Gênero: Literatura Estrangeira/Suspense/Ação
Editora: Sextante
Nota: 3.5

4 comentários:

  1. Oi Icaro, tudo bom?
    Li Anjos e Demônios na época do sucesso do Dan..
    Ainda era bem garota, mas lembro de ter achado muito legal, e realmente o é. Pena que deixaram o filme bem ruim...
    Esse ano o Dan volta para a mídia com o lançamento de Inferno e do filme de Símbolo Perdido.
    Vamos ver se não destroem esse né? (porque Símbolo Perdido é realmente bom, vale a pena!)
    Tem post novo lá no blog!
    Beijão
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda bem que nem vi o filme ainda, mas um dia eu irei vê-lo. Referente ao Símbolo Perdido, eu ainda nem o li, mas ainda farei isso, porque Inferno está na porta já, então não posso perder tempo.

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas eu fico morrendo de medo de não entender KKKKKKK O filme é bem complexo, é daquele tipo que não pode piscar e você já perde algo importante, tenho medo de ser assim com o livro e me perder na história :/

    ResponderExcluir
  3. Li 3 livros do Dan Brown ... Anjos e Demônios, O Código Da Vinci e O Símbolo perdido ... o 1° é meu favorito dentre os 3! É uma bola leitura!

    ResponderExcluir