segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Homem do Castelo Alto

Lembrar das aulas de história do segundo grau quando se falava na Segunda Guerra Mundial pode ser frequente em muitas pessoas no planeta, mas apenas uma conseguiu imaginar como seria de o final fosse completamente diferente. Ninguém poderia responder muito bem sobre um mundo em que Hitler ainda estivesse vivo, governando, dividindo o mundo com suas contas de raça pura. Obviamente, o autor Philip K. Dick usa um cenário fictício com base na Segunda Guerra Mundial vencida pelos nazistas. A Alemanha dita as regras ao lado do Japão escravizando os africanos, entre outras nações do tão falado terceiro mundo. Uma das coisas mais importantes do livro é, de fato, como o autor compara uma fictícia Alemanha vitoriosa com o imperialismo do real vitorioso. K. Dick tinha a fama de provocar incômodos no governo dos Estados Unidos com sua forma de transcrever suas ideias, deixando cada vez mais seu nome imortal na literatura mundial. Com esse livro, o autor levanta a eterna questão do que poderia ser real, ou não, principalmente pelos fatos históricos ocorridos na Segunda Guerra. Apostar em judeus usando identidades falsas para sobreviver foi um acerto e tanto. Muitos, até hoje, precisam fingir serem outras pessoas para não serem "mortas" por críticas e apontar de dedos alheios.

Talvez seja o livro mais fácil de ler do K. Dick. O texto deixou a complexidade longe, mesmo o tema sendo por natureza, complexo. A mensagem, se é que K. Dick se preocupa com mensagens, é que o mundo por mais louco que seja, ele é mais simples do que se imagina. O famoso manda quem pode, obedece quem tem juízo é muito bem utilizado pelo autor na melhor forma de ação e suspense. Italianos são tão vítimas quanto os negros escravos pelo sistema ariano, sendo utilizados como espiões, entre outras atividades. Pena, uma pena mesmo, que o K. Dick ainda tenha poucas publicações no Brasil, deixando saudades até para quem não o conhece ainda.

Autor: Philip K. Dick
Traduções: Fabio Fernandes
Gênero: Literatura Estrangeira/Ficção Científica
Editora: Aleph
Nota: 5.0

Um comentário:

  1. Já li várias resenhas e ouvi falar do Dick. Mas a primeira vez que eu me deparei com Philip K Dick foi quando eu assistir Blade Runner e me apaixonei pelo filme. Descobri que era baseado na obra O Caçador de Andróides. Ainda não li, mas gosto da temática dos livros dele, acho que é de bom gosto!
    Por acaso, você tem ou já leu esse livro?
    http://pensarpaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir