sexta-feira, 26 de abril de 2013

Percy Jackson & os Olimpianos - O Mar de Monstros - Livro 2

Existem várias receitas de fazer uma série literária de sucesso. Uma delas, acima de tudo, é criar um mundo fantástico. Rick Riorda conseguiu isso muito bem. Obviamente, copiando uma série de sucesso estrondoso, como foi com o Harry Potter. Tudo sobre essa "cópia" já foi comentado por demais por blogs que de certa forma, também interpretou dessa maneira. O Mar de Monstro, segundo livro da séria Percy Jackson & os Olimpianos, deixa de lado a vontade do autor em ficar em primeiro lugar nas atualidades. A aventura proposta no segundo livro concerta o que foi colocado de forma errônea no primeiro livro, além de acertar na sua boa vontade na autonomia do gênero.

Mais uma vez o trio protagonista unem forças para mais uma missão. Dessa vez a equipe ficou maior com a entrada do Tyson, uma criança ciclope que ajuda Percy na sua escola convencional. A importância do Tyson é sempre colocada em questão pelo autor por ele ser um mendigo e não ter família. Acerto do autor em tentar escapar da ideia do Harry Potter, pois apesar do Rony Weasley ser pobre, ele nem chega perto de ser mendigo. O problema é como esconder um ciclope, que mesmo aparentando ser uma criança, seu único olho chamaria atenção demais. Atenção, é uma coisa que se ver demais nos livros do Riordan. O autor cuida muito bem de suas obras, pesquisando profundamente o que ele vai escrever na trama. Em O Mar de Monstro, esse cuidado do autor é muito mais visível do que em O Ladrão de Raios, livro anterior da série.

O esforço do autor é grande. Almejar ser uma série sem sucedida e sair das sombras do Harry Potter não é fácil. Seus esquemas de trama deixam o leitor preso, mas ele mesmo não consegue não pensar em algo que não seja parecido com a série do menino bruxo. Não é culpa do leitor, o que deixa a competência do autor questionável. Se for para ler o famoso "mais do mesmo" é melhor passar mais um tempo vasculhando o que pode ser diferente do que já foi visto, ou por sorte, esperar o Riordan lançar uma nova série que não aparente ser uma cópia de nada que você já tenha lido.

Autor: Rick Riordan
Tradução: Ricardo Gouveia
Gênero: Literatura Estrangeira/Fantasia/Infanto Juvenil
Editora: Intrinseca
Nota: 3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário