terça-feira, 7 de maio de 2013

Meu Pai Fala Cada Uma

Lançado anteriormente como Meu Pai Fala Cada M*rda, o livro escrito por Justin Halpern nos faz pensar que, apesar de péssima, a ignorância pode ser fonte de divertidos momentos. Halpern, que antes de escrever o livro, fez um perfil no twitter chamado Shit My Dad Says, postando apenas frases que seu pai soltava espontaneamente no seu dia-a-dia. O perfil fez sucesso em muito pouco tempo, dando a possibilidade do autor em colocar as melhores situações em um possível livro. E foi justamente o que Halpern fez, aproveitou a excelente oportunidade de mostrar ao mundo fora da internet o que seu pai soltava em forma de convicções.

Segundo o Justin, Sam Halpern é sábio como Sócrates, mas desbocado e muito mal-humorado. De fato, as frases ditas pelo pai tem a profundidade de um poema ou pensamento filosófico, mas sendo recitado no meio de uma manada de búfalos numa loja de cristais. Se cada palavra dada pelo pai fossem socos, talvez seriam muito mais bem interpretadas por quem ouvissem-as. Frases com efeito cômico sempre surgem com força e gargalhadas dadas logo após o ponto final. "Não sei por que as pessoas continuam a me procurar quando não conseguem ficar de pau duro. Se eu soubesse como consertar isso, estaria dirigindo uma Ferrari a 300 na direção oposta à desta casa" é uma das frases, que mesmo todos se identificando com seu incômodo, cair no riso é inevitável.

O livro tem começo com o Halpern assumindo que quando criança, morria de medo de seu pai. Ainda no começo do livro, o leitor entende o porque desse medo. Não por acaso, seu pai colocaria medo até em adultos, imagine em crianças. "Quero um pouco de silêncio... Meus Deus, isso não significa que eu não goste mais de você! Significa apenas que, neste momento, gosto mais do silêncio" dá para o leitor ter mais do que noção sobre as fortes emoções de infância do autor. Conforme as páginas vão passando, a ignorância de seu pai vai dando lugar ao valor na relação pai-e-filho. Em vários capítulos próximos ao final do livro, dá para ver que se trata mesmo é de amor. Afinal, um pai cruel e cômico não tem motivos nenhum para não amar um filho que sempre recebe seus desmantelo verbal, ele tem quase a obrigação de amá-lo, mais do que seu laço afetivo parteno possa explicar.

No fim das contas, ambos são iguais no amor, no crescimento e no descobrimento um do outro. A realidade entre os dois podem ser bem complexas que as observações feitas pelos leitores sobre uma determinada situação entre os dois com determinados assuntos, vistas de ângulos diferentes, podem fazer a relação dos dois bem contraditória. Não é culpa do leitor, nem culpa do autor, e sim das lembranças impostas pelo Halpern pai. O mais incrível, não é a forma como o pai trata filho, e sim, ver que depois de anos entre os dois, o filho não desejou de forma alguma um pai diferente. O intrigante é imaginar toda essa relação conturbada ser regada por boas piadas, mas o livro e o twitter são a prova de que tudo deu certo.

Autor: Justin Halpern
Tradução: Marcello Lino
Gênero: Biografia/Humorismo
Editora: Sextante
Nota: 5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário