segunda-feira, 25 de março de 2013

O Homem que Calculava

Em meio as areias do deserto no Oriente Médio aparentam ser um local calmo, sem pretensões e desejos profundos. Ainda no Império Persa, o livro do brasileiro Malba Tahan coloca em prova que as proezas matemáticas de Beremiz Samir são além de belas, afrodisíacas. O livro não tem nenhum momento pornográfico, mas dá para ver que homens e mulheres desejam ao menos ser um gênio como ele uma vez na vida. Cobiçam isso como se poderia ser a salvação de suas vidas desérticas e sem graça, com riquezas e glamour que deixam todos entediados. O mesmo encanto causado por sua proeza, pode servi-lo como motivos para ser morto, justamente pela cobiça.

As areias do tempo no deserto passam mais devagar, com esse pensamento, Samir entra em ação várias vezes, alucinando pessoas normais sobre números infinitos deixando reis, poetas, xeques e outros sábios lhe respeitando por mais do que ele mesmo poderia imaginar. A falta de malícia do personagem dá lugar ao inimaginável mundo dos sonhos perdidos pela dureza na vida no deserto. Cruzar o deserto sem água virou costumes para quem não tem escolha, além de tentar contar as estrelas vistas no Céu. É dessa vida de sonhos que Samir vive, um dia poder contar o que não se conta e vivenciar o que para ele mesmo não se vive. De uma forma simples e de visão ampla, O Homem que Calculava realizará os desejos de uma vida melhor.

Autor: Malba Tahan
Gênero: Literatura Brasileira/Infanto Juvenil
Editora: Record
Nota: 5.0

Um comentário:

  1. Hum ... fiquei surpresa com sua nota 5 para o livro ... há um tempo iniciei a leitura mas não consegui terminar =/ , vou dar uma nova chance.

    ResponderExcluir