quarta-feira, 20 de março de 2013

O Mundo de Sofia

Com um peso enorme na responsabilidade de iniciar novos fás de filosofia, O Mundo de Sofia marcou a vida de muita gente. A responsabilidade de citar grandes filósofos e apresentar-se como romancista foi encarada com muita responsabilidade por Jostein Gaarder de frente, e muito bem elaborada, por sinal. O mundo é fantástico por natureza e muita gente perde por não prender-se aos detalhes. Detalhes esses, que o autor coloca com pitadas de curiosidades e perspicácia. Alberto Knox é o "professor" da vez, que por intermédio de cartas, ensina a jovem Sofia o poder da consciência, conhecimento e flexibilidade no raciocínio. A expensão mental recebida pelo leitor é inevitável. O livro lhe proporciona conhecimentos que não se aprende nas escolas, infelizmente.

Filha de um militar ausente, Sofia é uma jovem normal, que tem esconderijos onde pode pensar sem receber pressões da sociedade fora do seu mundo particular. Diga-se de passagem, a transparência usada pelo autor é de fato intrigante. Todas as pessoas precisam unir-se com suas fantasias e vontades de esconder-se para melhor pensar. As vontades de sumir são impostas por todos os seres pensantes. Algumas metáforas criadas pelo autor também podem ser utilizadas no dia-a-dia. Umas das melhores, ou a melhor, é referente aos pelos dos coelhos e os bebês. Quando nascem, os homens tem a maior capacidade de pensamento livres de morais e pudores, fazendo-os despertar não só a curiosidade, mas a vontade de aprender sobre o mundo ao redor.

Com o poder de lhe fazer ser uma pessoa curiosa, O Mundo de Sofia fez os anos de modernidades e edições de livros sucesso de vendas, ser resumido em um ótimo presente. se de fato, ele for um ótimo presente, com toda certeza ele é ótimo em ser lido. O conhecimento do autor leva ao leitor um tipo novo de interesse literário. Tomando cuidado com a faixa etária do leitor, o livro pode causar pensamentos confusos e equivocados sobre opiniões pessoais. Tirando isso, vale muito a pena.

Autor: Jostein Gaarder
Tradutor: Leonardo Pinto Silva
Editora: Literatura Estrangeira/Romance
Nota: 5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário