quinta-feira, 21 de março de 2013

Nova York - A Vida na Grande Cidade

Will Eisner fez fama no mundo dos quadrinistas por saber escrever, não só apensar desenhar. Preso no dia-a-dia de quem morava em uma cidade enorme, como Nova York, deu toque dramáticos em HQ's, formando legiões de fãs adultos e obviamente, sufocados pelo trabalho e pouco descanso, nada além do que isso. A obra passa-se dentro de um prédio antigo e condenado em plena Nova York que não para de crescer e modernizar-se. Dividido em quatro atos e pequenos "semi-atos", o livro torna-se grande pelos detalhes da narrativa e dos traços do autor. Os traços do autor eram ricos em expressões dos personagens e a cenografia, mostrando exatamente como era o local no mudo real.

A singularidade do autor nos textos da obra dão a entender o porque a imortalidade que lhe rendeu até nome de prêmios. O primeiro ato, chamado de O Tesouro da Rua C é de uma sensibilidade incrível e perspicaz. Retratando a correria de "figurantes" que diariamente perdem pequenos pertences, que podem, ou não terem seus valores. Um simples bueiro de calçada pode esconder tesouros inimagináveis pelo consciente humano. Dando espaços para curiosidades, dramas, romance e até uma fuga, o primeiro ato é pequeno, mas marcante. O segundo ato, chamado Degraus, é muito mais simples do que o título mostra. Colocando uma escadaria como personagem principal do dia-a-dia de algumas pessoas e situações que sentam, comem, encontram-se e até apaixonam-se, tudo isso nos degraus da entrada do prédio.

Assim sempre foi Will Eisner, um artista preso nos detalhes e sensibilidades alheias, que transbordava criatividade com lápis e nanquim. A edição muito bem tratada pela Quadrinhos na Cia.(Companhia das Letras) deixou-o ainda mais bonito. Uma introdução do Neil Gaiman e até mesmo do autor, o livro não deixa ninguém desejar e cogitar que a edição ficou ruim. Resumindo, uma obra para ter em casa.

Autor/desenhos: Will Eisner
Tradução: Augusto Pacheco Calil
Gênero: HQ's
Editora: Quadrinhos na Cia./Companhia das Letras
Nota: 5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário