segunda-feira, 4 de março de 2013

Noturno - Trilogia da Escuridão - Livro 1

Em tempos que adolescentes liam vampiros que brilhavam, zumbis que pensavam e tinham sentimentos, entre outras coisas péssimas, o primeiro livro da Trilogia da Escuridão veio dos Céus diretamente para as livrarias. Nadaram contra corrente de todas as tendências do momento editorial e acreditaram no terro de verdade. Não poderia ser de forma alguma mal recebido. Escrito por Chuck Hogan e Guillermo del Toro, o livro lhe mostra todos tipo de situações colocadas pelos "vilões" em plena Nova Yorque.

Não existem heróis para serem chamados de protagonistas. Com o misto de vampiros e zumbis, as criaturas infestam NY com pressa, dando a vários personagens a chance de se tornar protagonista. Um ladrão mexicano, um médico de resgates e um proprietário de antiquário talvez sejam os mais importantes. A certeza é que o antagonista é uma criatura careca de mais de dois metros que veste um manto preto e quer o mundo ao seus pés. Não só ao seus pés, como lhe dando todo o sangue possível. E sangue é o que não falta no livro. Roqueiros góticos deixam a pose de lado pela infecção não por acaso, mas por estar presente. Nunca um roqueiro gótico teve tanto sentido quanto nas páginas desse livro. As descrições de criaturas andando peladas na rua com marcar de autópsia deixa que a literatura de horror volte ao seu pedestal com facilidade de tamanha qualidade no texto. Todos sabem que del Toro não brinca com o horror e o fantástico em seus filmes, no papel não seria nada diferente, ainda mais com a ajuda do Hogan, de forma alguma poderia ficar ruim.

O problema é que o livro em si tem vários flash de lembranças de onde surgiu a tal criatura "líder", e atrapalha um pouco o foco da narrativa. Não atrapalha a vontade de terminar o livro, até porque todos querem saber como surgiu, mas a formatação do texto deixou isso a desejar.

Autores: Chuck Hogan & Guillermo del Toro
Traduções: Sergio Moraes Rego & Paulo Reis
Gênero: Terror
Editora: Rocco
Nota: 5,0

Um comentário:

  1. Eu amo ver filmes ... mas nunca sei nome de diretores, roteiristas ... porém Guillermo del Toro é um nome que eu gravei pois gostei dos filmes dele que assisti!
    Certamente fiquei com vontade de ler esse livro, embora eu não adore histórias com zumbis.

    ResponderExcluir